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OLIVEIRA, Fernanda da Silva


PPG GETEC

Título

[pt] Programação Inteira Binária para Rebalanceamento de Linhas em um Ambiente de Modelos Misturados: Um Estudo de Caso em um Empresa da Indústria Automobilística.

[en] Binary entire program for rebalancing e lines in an environment of mixed models: a case study in an automotive company.

Autor

Fernanda da Silva Oliveira (OLIVEIRA, F. S.)

Contribuidores

Karla Vittori (Orientadora), Maria Rita Pontes Assumpção Alves (Membro Externo), Xisto Lucas Travassos Junior (Membro Interno), Robson da Silva Magalhães (Membro Interno).

Área de Concentração

Gestão Industrial

Linha de Pesquisa:

Gestão e Desenvolvimento Industrial (GDI)

Data Defesa

08/11/2010

Páginas:

118

Defesa nº

16

Nível:

Mestrado Profissional

Palavras - Chave

Balanceamento e Rebalanceamento de linhas de montagem, Programação Inteira Binária, Branch and Bound, Produtividade.

Resumo / Arquivos

As organizações industriais têm buscado cada vez mais minimizar os recursos necessários para a manufatura de seus produtos, face à concorrência. A busca pelo equilíbrio de recursos e a distribuição balanceada de tarefas em ambientes industriais é denominada balanceamento, quando realizada na fase de projeto, e rebalanceamento, quando realizada com a produção em andamento. O rebalanceamento constitui uma tentativa de diminuir os custos de produção ligados à ociosidade dos recursos, e portanto, está diretamente ligado à produtividade das empresas. Dentro deste contexto, esta pesquisa propõe um procedimento de rebalanceamento de linha para um ambiente de mix de modelos de produtos arbitrariamente sequenciados. Para tal, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do ramo automobilístico. O procedimento desenvolvido utilizou a Programação Inteira Binária para a resolução do problema, em particular a busca em árvore, representada pelo algoritmo Branch and Bound. O algoritmo proposto foi desenvolvido em MATLAB e aplicado inicialmente a um problema de pequeno porte, contendo 7 tarefas. Os resultados obtidos nesta aplicação demonstraram a viabilidade da técnica selecionada diante do problema em questão. Assim, o algoritmo proposto foi aplicado posteriormente a um ambiente de médio porte, contendo 43 tarefas. A análise dos resultados compreendeu a avaliação do número de estações definidas pelo algoritmo desenvolvido e aquele utilizado usualmente pela empresa, obtido por meio da configuração existente de balanceamento. Além disso, foi avaliada a carga de trabalho média por estação produzida pelo algoritmo proposto em comparação à obtido atualmente pela empresa em questão. Os resultados mostraram que ocorreu produtividade, pois houve uma diminuição no número de estações necessárias à execução das 7 e 43 tarefas selecionadas, e conseqüentemente melhor uso da capacidade da linha de montagem considerada. Assim também, o algoritmo desenvolvido obteve um valor superior de carga média de trabalho por estação em relação à situação atual da empresa. Finalmente, o uso do algoritmo desenvolvido permitirá a obtenção do rebalanceamento da linha de montagem de forma mais rápida que o método utilizado neste momento pela empresa Auto. Isto permitirá uma economia de tempo e recursos da empresa envolvidos nesta tarefa.

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